Pensamentos Ruins –2 Melhores Técnicas para Controlar e ter paz

Você Sabia que não é possível impedir os pensamentos negativos? Que os pensamentos ruins são formados mesmo contra a nossa vontade? Pois é, mas se você quer entender e aprender como você pode driblar essa “armadilha” do nosso cérebro, então leia esse Post até o Final.

 

Se interessar chame Minha Equipe no Whatsapp para
Informações Sobre tratamentos para ansiedade e Pânico
Whatsapp 75 99703-0829

Porque Pensamentos ruins são um problema?

 

Pensamentos deixaram de ser uma mera capacidade do ser humano e passou a ser considerado um dos grandes males da sociedade moderna, não por conta de pensar, mas sim pela quantidade e pela qualidade dos pensamentos, porque como diz o grande Augusto Cury:

“Pensar é bom, mas pensar demais é um problema”.

 

Oque acontece é que em meio a tanta informação a toda hora e em qualquer momento, fica difícil para o cérebro “Descansar um momento”, é muita informação para ser processada a todo momento, informações essa de qualidade ruim, que contribui com a maior parte da construção dos pensamentos negativos, mas isso falarei mais adiante pois antes quero explicar como funciona a construção dos pensamentos, e é muito importante que você preste bastante atenção para que possa entender.

 

Como Funciona a Construção dos Pensamentos

como controlar pensamentos negativos

 

 

Eu vou explicar a construção dos pensamentos seguindo a linha de pensamento
da teoria da  inteligência multifocal do Augusto Cury, tem algumas outras teorias q
ue mudam alguns  aspectos porém a que achei mais interessante e mais completa foi  exatamente essa.

 

 

Para entendermos a construção dos pensamentos devemos compreender os seguintes    mecanismos:

 

  •   Gatilho da memória
  •   AutoFluxo
  •   Janelas da Memória

 

Bom de acordo com a teoria da inteligência Multifocal, nós não construímos pensamentos apenas porque queremos, ou quando queremos, existem uma quantidade enorme de pensamentos que são produzidos por esses 3 outros fatores, está ai então a dificuldade enorme de conseguir controlar os pensamentos negativos, então vou explicar cada um deles separadamente para que você entenda melhor:

Gatilho da Memória

O gatilho da memória é um sistema de enorme importância para o cérebro, ele faz com que você possa interpretar os estímulos recebidos, quando você vê uma foto, ouve um som por exemplo , essas informações são identificadas pelo gatilho da memória.

Para você ter uma ideia da importância do gatilho da memória no nosso cérebro vou dar um exemplo, sem o gatilho da memória não seria possível reconhecer sua mãe, seu pai, fotos ou nada.

Porque ele identifica os estímulos exteriores e compara a bilhões de imagens guardadas no banco de dados da nossa memória, e assim você reconhece as pessoas, as fotos etc. Sem esse fenômeno você ficaria confuso e não identificaria coisa alguma.

Então você deve estar pensando, mas como um mecanismo espetacular como o gatilho da memória poderia me prejudicar e o que tem a ver com a formação de pensamentos ruins?

como controlar pensamentos negativos

como controlar pensamentos negativos

O gatilho da memória pode te prejudicar quando ele vai buscar arquivos doentios que estão guardados na sua memória, arquivos de medo e insegurança.

E esse arquivos pode levar a ansiedade, medo, depressão, fobias, entre outras doenças emocionais. Mais adiante eu darei dicas para conseguir driblar esses bloqueios, porque ele só abrirá arquivos doentios se você possuir esses arquivos então eu quero te ensinar a substituir esses arquivos doentios por bons arquivos.

Autofluxo

Sabe aqueles pensamentos que te distraem? Tipo aqueles que quando você se da conta já está a minutos viajando no mundo dos pensamentos, então esse é o papel do autofluxo, Ele gera diariamente milhares de pensamentos nos levando literalmente ao mundo dos pensamentos.

Sem esse fenômeno morreríamos de tédio, angustia, Imagine uma vida sem distrações, sem idéias, porém o problemas é que atualmente com a qualidade ruim dos pensamentos esse mecanismo se tornou fonte de ansiedade, preocupações e medo.

 

Janela da Memória

Você já teve a sensação de estar feliz e do nada ficar triste sem saber poque? Ou ter a sensação de conhecer um lugar que nunca pisou? Esse é o papel da janela da memória. Ela é o banco de dados no qual o gatilho da memória vai buscar as informações.

Imagine que a sua mente seja um grande armário, e cada prateleira seja uma janela da memória, cada prateleira contém milhares de informações, algumas boas que vão de causar prazer, alegria e felicidade, outras que irão te causar medo, raiva e sentimentos negativos.

como controlar pensamentos ruins

Para que você entenda melhor darei um exemplo, supomos que um certo dia você está caminhando tranquilamente em uma rua, quando de repente passa uma pessoa te empurra sem mais nem menos, você cai no chão machuca o joelho.

Aquilo mesmo sem você perceber, ou melhor mesmo sem você permitir gravou um registro em uma janela da memória, a princípio um registro inofensivo, que não vai te fazer mal.

No máximo o que vai acontecer é quando você sair de casa, ficar olhando para um lado e para o outro para ter certeza que não tem ninguém que vá te empurrar, porém aqui vem a sacada do mestre, o segredo que muitos não sabem porém é de muita importância

Quando você fica remoendo, remoendo o que aconteceu, chega em casa e fica pensando e pensando naquilo, e começa a se preocupar, pensar, “ E se eu sair na rua e aquilo acontecer novamente, quando você faz isso está cometendo um pecado capital.

Porque você vai fortalecendo aquele registro, vai deixando ele cada vez mais forte, ao ponto dele se tornar uma janela doentia, de conteúdo negativo.

E como ela vai atrapalhar a sua vida? Novamente quando você pensar em sair de casa, o gatilho da memória vai puxar no fundo da sua memória essa janela doentia que você fortaleceu, e vai trazer aquele conteúdo para a sua mente, gerando pensamentos negativos.

Então é nesse ponto que muitas pessoas desenvolvem fobias como por exemplo medo de sair de casa, ela não percebeu, conscientemente ela não fez nada para que isso acontecesse. Mas mesmo sem perceber ela fortaleceu tanto aquele registro aquela memória que ele se tornou uma janela doentia.

Então como posso controlar os pensamentos negativos

como controlar pensamentos ruins

como controlar pensamentos ruins

 

Agora que você já sabe como o pensamento funciona, o que devemos fazer é contornar esses mecanismos de maneira mais inteligente possível, seguindo apenas poucos passos simples você conseguirá ter uma vida tranquila e em paz.

Isso não significa que você nunca vai ter pensamentos negativos, ou nunca vai ficar triste, até porque isso não é possível, porém o que você deve tomar muito cuidado é com a qualidade dos seus pensamentos.

Informações Negativas Geram Pensamentos Negativos

Toda informação negativa deve ser Evitada, informações como a dos telejornais que passam apenas conteúdo trágico, que causam medo. Aqui em casa eu e minha família já nos acostumamos a nova realidade, Não assistimos mais telejornais.

E ao contrário do que muitas pessoas pensam você não ficará desinformado parando de assistir jornais, estou apenas evitando de poluir minha mente com conteúdo negativo. Isso tem melhorado a cada dia nossa qualidade de vida.

Pensando de uma outra forma, o que poderá me acrescentar na sua vida ver tragédias, morte, medo, brigas, isso não me ajudará em nada, pelo contrário vai me causar medo e todo tipo de sentimento negativo. Portanto se deseja começar a mudar os registros gravados na sua memória, comece selecionando melhor a qualidade dos seus pensamentos.

Ficar remoendo problemas vai te Trazer Pensamentos Ruins

Outra coisa que você deve evitar é Ficar remoendo problemas, pois como vimos a medida que você faz isso, fica remoendo fatos que aconteceram, ele vai se fortalecendo cada vez mais na sua mente, se tornando uma janela doentia e bloqueando a sua inteligência.

Por isso sempre policie o seu pensamento, não permita que pequenos fatos tomem grande proporções, quando algum fato desse tipo acontecer apenas tente tirar uma liação, entender, aceitar e bola pra frente, ficar remoendo não vai adiantar, afinal já passou e não tem como voltar.

Talvez o que você esteja precisando seja de um pouco mais de confiança, clique aqui e veja um outro artigo do blog 5 formas de ser mais confiante

Técnica para controlar pensamentos negativos

técnica para controlar pensamentos negativos

técnica para controlar pensamentos negativos

 

Bom percebendo esses problemas que os meus alunos do método CDA possuíam, eu desenvolvi duas técnicas simples, fáceis e que vão te ajudar muito, e  ela teve tanto resultado que eu quero compartilhar com todos vocês.

Para conhecer o método CDA para controlar crises de Ansiedade e de pânico clique Aqui

Quando se tem pensamentos ruins, pensamentos negativos fica dificil realmente sair, controlar, quanto mais você tenta controlar mais você se afunda neles. Porém tem 2 técnicas simples que usa apenas a sua audição para distrair-se.

Técnica do Fone de ouvido para controlar pensamentos negativos

A primeira é para pessoas que gostam de fones de ouvido, muitas vezes você está ouvindo música e nem presta atenção nos instrumentos, no tom de voz do cantor, ou na letra da música.

Então experimente quando estiver em meio aqueles pensamentos inquietantes, negativos,  colocar o fone de ouvido com música que você goste, e comece a prestar atenção nos instrumentos, tente identificar cada instrumento que esta tocando, veja o tom de voz do cantor, preste atenção em cada palavra da letra.

Além de relaxar, vai fazer você desfocar dos pensamentos negativos.

Técnica do Som Ambiente Para controlar Pensamentos Ruins

Outra Técnica consiste em ouvir também, mas não músicas e nem precisa de fones de ouvido, pois a cada minuto existem milhares de sons a nossa volta, e como estamos tão acostumados a cada um deles nem prestamos atenção.

Então a técnica consiste no seguinte, prestar atenção e tentar identificar cada um desses sons, apenas isso, eu já fiz o teste e até na madrugada é possível ouvir esses sons, seja um grilo, a água no cano, enfim comece a prestar atenção e vai perceber o que estou falando.

Essas são as duas técnicas que queria ter apresentado a vocês, e o bom é que pode ser usada a qualquer momento e em qualquer lugar, pratique pois só a pratica leva a perfeição.

Conclusão – Como Não ter Pensamentos Ruins

Bom teria muito mais para falar desse assunto pois é muito complexo e extenso, mas o mais importante é que você entenda que precisa cuidar melhor da qualidade das informações que absorve diariamente, e que não precisa captar tantas informações negativas.

E nem ficar remoendo problemas, pois isso só prejudicará as janelas na sua memória, uma dica extra para que você possa evitar pensamentos ruins é que você possa se divertir, se não diariamente pelo menos uma vez por semana.

Assim como pensamentos ruins irão gravar janelas doentia, Pensamentos bons e experiências boas vão povoar sua memória de coisas boas, então vamos colocar coisas boas na cabeça galera. Bom espero que tenham gostado e até a próxima.

Não Esqueça de curtir, Comentar e Compartilhar

como tratar ansiedade naturalmente

Baixe um E-book Grátis Agora
Aprenda como Controlar a Ansiedade e as Emoções nesse E-book Grátis!

Baixe Agora, coloque seu Email abaixo e inscreva-se

About The Author

joeverton Rodrigo

Joeverton Rodrigo é Terapeuta Quântico, Especialista em Ansiedade e Pânico, começou a pesquisar o tema depois que passou por crises de Ansiedade. Escritor de Livros Sobre a Mente Humana, Pesquisador e Curioso por Natureza. Joeverton Criou o Método CDA, um tratamento para Ansiedade e Pânico, o tratamento tem ajudado dezenas de pessoas a livrar-se da Ansiedade, seu sonho é fazer com que Seu tratamento chegue ao maior número de pessoas possível.