A Ansiedade para concluir um curso

Primeiramente quero agradecer o espaço concedido pelo portal http://posgraduando.com/, o portal referência que vem ajudando muitas pessoas, inclusive a mim. Hoje eu quero falar sobre um assunto que me prejudicou bastante e que pode estar prejudicando muitos colegas, esse assunto é a ANSIEDADE.

É comum para quem está fazendo uma pós graduação ficar ansioso para concluir o curso, Eu Já Passei Por Isso, hehe, então resolvi criar um artigo sobre como essa ansiedade pode atrapalhar no seu rendimento, e como você pode fazer para reduzir os níveis de ansiedade.

ansiedae para terminar o curso

Porque Temos Ansiedade Para Terminar Algo

No início de qualquer coisa o ser humano tende a ser muito motivado, planejando muitas coisas, muitos sonhos e a vontade de doar-se de corpo e alma aquela nova etapa que está começando em sua vida.

Mas com o passar do tempo as pessoas acabam esquecendo um pouco o motivo por qual começaram aquele projeto, junto com isso vem cobranças, pressões, e com uma pós-graduação não é diferente.

São provas, trabalhos, junto com família e emprego, tudo querendo sua atenção, tudo exigindo dedicação, geralmente é nesse ponto que surge a ansiedade para concluir o curso, isso não é regra e claro todos nós sabemos que cada regra tem uma exceção.

Mas no meu caso foi exatamente assim que aconteceu, e acho que se não pararmos para voltar ao início, se não parar para focar no que realmente você quer, e perceber que muitas vezes metade das informações que consumimos podem ser evitadas, (falarei sobre isso abaixo) realmente fica difícil controlar a ansiedade e continuar a ser produtivo.

Pode parecer um assunto meio bobo, mas tenho visto muitos colegas desistirem dos cursos por não conseguir gerir sua ansiedade, por não conseguir manter sua motivação, então vamos lá entender como você pode diminuir esses níveis de ansiedade e manter sua motivação o tempo todo.

Como Diminuir a Ansiedade e Manter a Motivação

Precisamos entender que vivemos na era da informação, é muita informação a todo momento e em qualquer lugar e isso acaba deixando todo mundo muito alerta, muito ligado, a mente muito acelerada causando ansiedade, fadiga, estresse, e falta de motivação e energia.

A internet, principalmente depois das redes sociais e dispositivos móveis tem sido um dos fatores que mais contribuem com o surgimento da Ansiedade, o que o grande escritor Augusto Cury nomeou como Síndrome do Pensamento Acelerado, e essa então vai ser a primeira dica para diminuir a ansiedade.

Dica 1 Você precisa ter controle sobre o tempo que passa na internet, sabemos que para algumas pessoas é extremamente necessário, usado como trabalho, mas até nesses casos é importante um tempo longe das redes sociais.

Afastar-se do computador, tablet, smartphone é muito benéfico para a sua mente, isso vai ajuda-la a desacelerar e ter um tempo para processar toda aquela informação que foi consumida antes que chegue mais informações para ser processadas, então escreva ai na sua agenda.

Estipule um tempo para ficar conectado, e também um tempo para ficar desconectado, quando precisar trabalhar com uma rede social aberta, (as vezes é preciso conversar com alguém), então instale plugins bloqueadores de FEED, isso vai evitar que aquelas coisas INTERESSANTES fiquem aparecendo a toda hora na sua tela, fazendo você perder o foco a todo momento.

Dica 2 Você precisa praticar meditação, a meditação é um santo remédio para o stresse e ansiedade, além de ajudar a aumentar a concentração, foco, calma e na memória, então qual a desculpa para não usar a meditação e fazer uso desses maravilhosos benefícios?

Não sabe meditar não se preocupe, ensino para você agora uma meditação simples que pode ser praticada levando apenas 5 minutos.

Sente-se confortavelmente em algum lugar que esteja silêncio e sem interferência de tecnologia, nada de televisão ou internet por alguns minutos, coloque seu celular para despertar 5 minutos depois, isso evita que você fique preocupado com o tempo durante esse processo.

E então feche os olhos e comece prestar atenção na sua respiração, apenas isso, se algum pensamento vier a sua mente nesse período não se preocupe, apenas deixe-o passar e volte o pensamento a sua respiração novamente.

Achou pouco 5 minutos? heheh, tente fazer isso durante 5 minutos sem ser interrompido, e depois me conte se foi fácil mesmo, depois é só desfrutar da paz que é gerada a partir desse momento, com o tempo você pode ir aumentando o tempo de meditação e se aprofundando mais no assunto.

Dica 3 Você precisa manter na sua mente o real motivo de está fazendo o seu curso, é para ganhar um salário melhor na empresa, ou para ser um profissional mais qualificado, para dar exemplo aos seus filhos, enfim os motivos de cada um são diferentes então foque no SEU MOTIVO.

E quando bater aquele desânimo, aquela sensação que não vai conseguir, basta apenas voltar com essa imagem em sua mente, com certeza vai conseguir forçar novamente para seguir sua caminhada.

Bom amigos espero ter ajudado e contribuído positivamente com vocês, apliquem essas técnicas em sua vida e vai ver a enorme diferença que elas podem proporcionar, agradeço novamente o espaço e até o próximo post.

Fonte: http://comofazerumamonografia.com
Joeverton Rodrigo / Terapeuta

 

 

Baixe um E-book Grátis Agora
Aprenda como Controlar a Ansiedade e as Emoções nesse E-book Grátis!

Baixe Agora, coloque seu Email abaixo e inscreva-se

About The Author

joeverton Rodrigo

Joeverton Rodrigo é Terapeuta Quântico, Especialista em Ansiedade e Pânico, começou a pesquisar o tema depois que passou por crises de Ansiedade. Escritor de Livros Sobre a Mente Humana, Pesquisador e Curioso por Natureza. Joeverton Criou o Método CDA, um tratamento para Ansiedade e Pânico, o tratamento tem ajudado dezenas de pessoas a livrar-se da Ansiedade, seu sonho é fazer com que Seu tratamento chegue ao maior número de pessoas possível.