Como Tratar Ansiedade Corretamente – O Passo a Passo

imagem principal, como tratar ansiedade

Olá Seja muito bem vindo e bem vinda ao melhor blog sobre como tratar ansiedade desse nosso Brasil, bom como vocês sabem eu sou direto ao ponto, e hoje vou falar sobre o TRATAMENTO PARA ANSIEDADE, como  realmente TRATAR A ANSIEDADE de forma eficaz.

Essa vai ser uma série de artigos onde vou mostrar realmente um passo a passo para o tratamento da ansiedade, afim de desembaraçar esse nó que pode estar na sua cabeça sobre o tratamento ideal. E claro para começar tenho que falar os tratamentos disponíveis e em que situações eles podem ser aplicados.,

Dúvidas Sobre o Tratamento da Ansiedade

dúvidas sobre o tratamento da ansiedadePercebi uma dúvida muito comum entre as pessoas com ansiedade, e entre as pessoas que começam a fazer o Método CDA que é o meu tratamento para ansiedade.

E essa dúvida é que na verdade essas pessoas não sabem realmente como tratar a ansiedade, diante de tanta informação espalhada por ai, e diante da contradição entre os profissionais de saúde, muitas vezes as pessoas não sabem nem por onde começar, e ficam perdidas.

Veja bem quando digo que há contradição entre os profissionais, de forma alguma, estou querendo falar mal de nenhuma especialidade, eu sou terapeuta e sei que tanto eu como o psicólogo podemos ajudar uma pessoa a livrar-se da ansiedade.

E também não quero que o que eu fale aqui seja encarado como verdade absoluta, quero apenas que baseado em minhas opiniões você tire suas próprias conclusões, Falo isso apenas pensando em você PACIENTE, que muitas vezes vai em um medico e é passado um remédio, vai em outro que passa outro completamente diferente, vai a um terapeuta que passa um floral.

Resumindo, muitas vezes as pessoas tem diversas caixas de remédios em casa, e nada de resolver o problema. Antes de começar eu quero falar Para quem é esse post.

  • Pessoas que estão confusas sobre o tratamento da Ansiedade
  • Pessoas que querem começar um tratamento
  • Pessoas que querem entender porque o seu tratamento não está tendo resultado.
  • Pessoas que querem Aprender mais sobre o Seu problema.

Bom, se você se encaixou em alguma das situações acima esse post é para você, se não se encaixou mas está gostando, eu não me importo se você continuar lendo hehehe. Vamos a frente, que atrás vem gente…

Mas antes de falar sobre o tratamento, eu prciso falar quando é preciso tratar a ansiedade não é verdade? E desmistificar alguns dos mitos mais DESCARADOS em relação a Ansiedade.

Quando é preciso Tratar a Ansiedade

Um dos maiores mitos em relação a Ansiedade é que você precisa tratar e eliminar qualquer ansiedade, ISSO É UMA MENTIRA.

A Ansiedade é um mecanismo natural de defesa do corpo, quando controlada a ansiedade é um mecanismo de defesa, assim como o medo, ela serve apenas para te ALERTAR que algo pode não ser bom para você, ou que você está prestes a experimentar algo novo, esse é o verdadeiro papel da ansiedade.

Mais um mito sobre o tratamento da Ansiedade é que Você tem que eliminar a ansiedade, você nunca vai conseguir eliminar a ansiedade, ela faz parte do seu corpo, você pode sim apenas controlar a ansiedade, mas nunca elimina-la.

Então quando você deve tratar a Ansiedade?

A ansiedade em situações como Casamento, aniversário, apresentação de um trabalho, uma viagem, algo que te faça sentir um pouco de medo e também quando se experimenta algo novo, é normal.

A Ansiedade deve ser tratada quando ela se torna constante ou quando começa atrapalhar a sua vida, com pensamentos repetitivos, com sintomas desagradáveis, preocupações excessivas, medo fora do comum, nesses casos sim, a Ansiedade deve ser tratada.

Tipos de Tratamento Para Ansiedade e Pânico

Bom existem diversas opções para tratar a Ansiedade, as que eu apresento a você hoje são as mais comuns, as que mais dão resultado, e claro as que eu aplico em meus pacientes.

Auto Tratamento:

Nesse caso consiste em você tratar a sua Ansiedade em casa, recomendado para quem tem ansiedade em níveis mais baixos. Tem uma taxa de sucesso muito grande quando utilizada corretamente.

Quem optar por tratar sua ansiedade por conta própria em casa precisa apenas aprender algumas ferramentas essenciais para acalmar a mente, eliminar o estresse, relaxar,perder o medo. Eu ensino essas técnicas no método CDA, mas algumas delas podem ser:

  • Meditação: A meditação é um santo remédio para a ansiedade, e ao contrário do que muitas pessoas pensam, é perfeitamente possível meditar em casa, de forma simples e gastando pouquíssimo tempo do seu dia. Para aprender meditação para fazer em casa clique aqui.
  • Exercícios Físicos: Podem ser feito em comum ou separado da meditação, pesquisas confirmam que os exercícios liberam substâncias que causam sensação de bem estar e de prazer, deixando assim a pessoa mais alegre e com a auto estima lá em cima.

Para o auto tratamento da ansiedade existem diversas outras opções, auto hipnose, tomar um banho quente, tomar um chá, descansar em um quanto escuro.

Eu particularmente recomendo muito esse tipo de tratamento, por ser mais prático, mais barato, e não ficar dependente, nem sempre é possível para as pessoas com um nível de ansiedade mais elevada, mas se você tem os níveis de ansiedade de baixo e moderado, pode usar esse tipo de tratamento sem problemas, bastando apenas aprender técnicas e ferramentas para isso, se quiser aprender mais clique aqui.

Acompanhamento profissional Para ansiedade

Porém existem casos que não é possível tratar em casa, então chegou a hora de procurar a ajuda de um profissional, nesse caso ele precisa avaliar o seu caso e indicar o melhor procedimento para você.

Existem vários profissionais e várias vertentes, não citarei elas pois precisaria de no mínimo mais 2 horas para escrever sobre as principais especialidades que podem te ajudar no tratamento da ansiedade.

Mas as mais conhecidas são a terapia cognitiva comportamental ou TCC, as terapias que tratam da mudança das crenças e reprogramação mental, tem também as terapias alternativas e holísticas enfim, tem muita opção por ai.

Se quiser ajuda clique aqui e explicarei melhor sobre esse tipo tratamento

Medicação + um dos 2 anteriores

Você pode ter prestado atenção que não coloquei o tratamento com remédios separado, mas tenho uma explicação para isso, remédios sozinhos não curam, eles tem que ser usados juntamente com alguma das terapias que mostrei antes.

Remédios fornecem um alivio imediato, mas eles não tem o poder de transformar as janelas doentias da sua mente, não conseguem chegar a causa raiz do problema, por isso eu recomendo sempre a utilização dos remédios em último caso, ou seja quando não é mais possível continuar sem eles, e claro aliado a uma terapia.

Como Evitar Ansiedade

ok Joeverton, você já me disse como tratar a ansiedade, já me mostrou opções de tratamento, mas me diz uma coisa, “como eu posso evitar ou diminuir a ansiedade?”

aprendendo a tratar a ansiedade com dicas simples

Como Saber se Seu Tratamento Está tendo resultado

Outra dúvida bastante comum das pessoas é com relação ao sucesso do seu tratamento, como saber se meu tratamento está tendo resultado?

Um fator que não deve ser considerado nesse caso é o fator tempo, quando mais você se preocupa em controlar a ansiedade, mais ansiedade você tem, então eu te faço apenas 3 perguntas.

  • 1 – Você está gostando do tratamento?
  • 2 – Você confia no profissional?
  • 3 – Obteve alguma melhora desde que começou?

Então se pelo menos 2 dessas respostas não forem positivas, então é bom você começar a rever esse tratamento.

Bom por hoje fico por aqui, entre no meu grupo do facebook para receber os próximos artigos dessa série onde vou ensinar passo a passo como controlar a Ansiedade, clique aqui e entre no meu grupo do facebook.

Para conhecer o tratamento para ansiedade e pânico método CDA clique na imagem abaixo. Não esqueça de curtir, comentar e compartilhar.

como tratar ansiedade naturalmente

Tratamento natural para Ansiedade

Forte Abraço Joeverton Rodrigo
e nunca esqueça O sucesso está na sua mente

 

Baixe um E-book Grátis Agora
Aprenda como Controlar a Ansiedade e as Emoções nesse E-book Grátis!

Baixe Agora, coloque seu Email abaixo e inscreva-se

About The Author

joeverton Rodrigo

Joeverton Rodrigo é Terapeuta Quântico, Especialista em Ansiedade e Pânico, começou a pesquisar o tema depois que passou por crises de Ansiedade. Escritor de Livros Sobre a Mente Humana, Pesquisador e Curioso por Natureza. Joeverton Criou o Método CDA, um tratamento para Ansiedade e Pânico, o tratamento tem ajudado dezenas de pessoas a livrar-se da Ansiedade, seu sonho é fazer com que Seu tratamento chegue ao maior número de pessoas possível.